quinta-feira, 2 de outubro de 2014

História



      Os mais antigos indícios de ocupação humana na atual Turquia ocorrem numa pequena área de Antalya, no litoral do Mediterrâneo. São desenhos de animais em cavernas, análogos à arte do paleolítico superior na Europa ocidental. O desenvolvimento da pecuária e da agricultura, assim como a urbanização, aspectos característicos do neolítico, começaram em algumas regiões da Anatólia antes de 7000 a.C.

   Por volta de 1900 a.C., grande parte da região foi ocupada pelos hititas, povo indo-europeu que formou um poderoso império até o século XIII a.C. Mais tarde, frígios e lídios invadiram a parte oeste da região, enquanto na oriental se consolidava o reino de Urartu, origem do atual povo armênio. No século VI a.C., os persas aquemênidas tomaram o país e dominaram as cidades gregas que se tinham consolidado vários séculos antes, no litoral.

    A conquista do império persa por Alexandre o Grande, dois séculos depois, motivou uma intensa helenização da Anatólia. Roma se apoderou de quase todo o território no século I a.C., embora o reino armênio, entre as terras romanas, a oeste, e o reino dos partos, a leste, continuasse independente. No século IV da era cristã, Constantino o Grande elegeu como capital a antiga cidade grega de Bizâncio (hoje Istambul), estrategicamente situada na entrada do mar Negro. Rebatizada com o nome de Constantinopla, a capital do Império Romano do Oriente, ou bizantino, logo se tornou a maior cidade da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário